quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"5bia" aka "Phobia 2" (ห้าแพร่ง ou Ha Phrang, 2009)



Um ano volvido o sucesso estrondoso de "4bia", chega-nos "5bia", a sequela que volta a reunir três dos quatro realizadores da primeira película. Desta feita, aumentou a dose de terror com Songyos Sugmakanan autor do aclamado "Dorm" (Dek Hor, 2006) e Visute Poolvaralaks, produtor executivo de "Alone" (2007) na sua estreia directorial a juntarem-se à equipa. Nesta sequela não há o bónus extra da ligação entre as curtas. Não se sente a sua falta. "Phobia 2" só fez 64,4 milhões de baths na primeira semana de exibição, o que representou a melhor estreia de sempre no cinema tailandês. E se ainda duvidam da sua qualidade, figura na lista dos 10 melhores filmes de 2009 do Wise Kwai's Thai Film Journal, muito provavelmente o melhor blogue sobre cinema tailandês que existe por aí.

As curtas:

"Novice"

A primeira curta foca-se em Pey (Jirayu La-ongmanee) que após cometer um crime é forçado pela mãe a juntar-se a um grupo de monges na selva para evitar a prisão já que de acordo com a lei, os monges não podem ser presos. Pey não mostra compreensão do resultado das suas acções e revolta-se por ter sido deixado naquele lugar. Enquanto a lei não o encontra Pey permanece sobre o olhar vigilante dos espíritos que venera. Como Pey irá descobrir, ele pode escapar da civilização mas o Karma pode encontrá-lo em qualquer lugar...



"Ward"
Arthit (Danuwong Worrawech) teve um acidente de bicicleta que lhe deixou as pernas partidas e obrigou a pernoitar no hospital. Nessa noite, Arthit é deixado no quarto com um velho em coma. Este é um líder de um culto e estão à espera que os últimos familiares o vão visitar para poderem desligar o suporte de vida. Confinado à cama, Arthit cedo percebe que pode existir mais vida naquele quarto do que inicialmente julgava.


"Backpackers"

Um casal de turistas japoneses apanha boleia de um camionista num zona inóspita da Tailândia. O camião é conduzido por um homem de aspecto sujo e pouco afável e um jovem que o exorta a deixar os jovens na estrada. A viagem é conturbada, com o homem a ficar furioso com uma chamada e a existência de sons vindos da zona de carga. Acontece que esta não é uma carga normal e quando o condutor pára o camião para verificar a carga depara-se com uma montanha de corpos. Mas nem tudo é o que parece e quando os corpos regressam à vida, o que era uma simples boleia torna-se uma corrida mortal.




"Salvage"
Nuch (Nicole Theriault) é uma vendedora de carros pouco escrupulosa que manda arranjar carros acidentados para depois os vender como novos. Numa noite em que está sozinha no stand com o seu filho Toey (Peeratchai Roompol), o passado trágico dos carros acidentados irá regressar para a assombrar...

"In The End"

Os quatro amigos Ter (Nattapong Chartpong), Aey (Kantapat Permpoonpatcharasuk), Shin (Wiwat Kongrasri) e Phueak (Pongsatorn Jongwilat) fazem parte da equipa de filmagens do filme "Alone 2". Durante a gravação da última cena Gade (Phijitra Ratsameechawalit), a actriz que desempenha o papel de fantasma sente-se mal e é levada para o hospital por Aey. Ela regressa novamente para terminar a última cena. Entretanto, Aey é informado que Gade faleceu e informa os amigos do facto. Se ela está morta, quem é que está ali com eles?

Sobre os filmes:
Paween Purijitpanya, autor de "Tit for Tat", a segunda curta-metragem de "4bia" abre desta vez e com chave de ouro. Num registo quanto a mim superior ao anterior, Paween deslumbra mais uma vez com uma cinematografia e um rítmo muito próprios numa película de curtissíma duração. Jirayu La-ongmanee que desempenha o papel principal é muito bom a fazer o papel destestável de Pey, nem quando as consequências dos seus actos chegam até ele (e que consequências!), conseguimos sentir compaixão pelo jovem vilão. A segunda curta, do estreante Visute Poolvoralaks é o registo mais fraco. O que começa com uma boa premissa depressa se torna previsível. Quem é que passados alguns minutos não tinha já compreendido o que iria acontecer? Valha-nos a forte tensão que é montada num curto espaço de tempo. "Backpackers" também não é exactamente original com a premissa de "casal apanha boleia da pessoa errada" mas tem momentos verdadeiramente perturbadores. E vá lá, ao menos não temos o já típico fantasma de cabelos negros a pairar sobre os actores ou a aparecer nos sítios mais improváveis. "Backpackers" é também uma curiosa reunião: a de Songyos Sugmakanan com Charlie Trairat, o actor que dirigiu em Dorm, agora irreconhecível num corpo de homem. A próxima paragem é no stand de Nuch (Nicole Theriault) e diria eu, uma das curtas mais injustiçadas deste "5bia". O tormento de mãe de Nuch é muito provavelmente o medo mais real de todos os que estão retratados nesta sequela. É surpreeendente verificar que mesmo no outro lado do mundo, também persiste a ideia de que os vendedores de automóveis são uns intrujões. Quem é que não se identifica com isto? Excepto, talvez, os vendedores de carros. A história tem imagens geradas por computador q.b. e uns sustos bem proporcionados. A cena final, é de arrepiar a espinha de qualquer mãe. "In The End", atesta mais uma vez, a excelente capacidade de Banjong Pisanthanakun de não se levar demasiado a sério e de se rir do seu próprio trabalho [vejam as referências a "Alone" (2007) e Shutter (2004)]. Este realizador permite-se fazer troça do overacting nos filmes em geral e ao cliché em que se tornaram os fantasmas e banaliza-os, reduzindo ao absurdo o peso que as audiências lhes atribuem. Somos ainda brindados com a excelente química do quarteto de actores que tivemos oportunidade de conhecer na curta do primeiro filme, "In the Middle". Mais do que um filme de terror é uma crítica bem humorada ao cinema de terror em que as situações cómicas se seguem umas após as outras. "Phobia 2" não desilude, é uma sequela com o seu próprio mérito, em nada inferior ao título que lhe deu origem. Apresenta valores de produção tão bons ou superiores a "4bia" e os novos realizadores não comprometeram. Posto isto, só permanece uma questão: para quando "Phobia 3"? Quatro estrelas.



Curta
#1: "Novice"
Realização: Paween Purijitpanya
Argumento: Paween Purijitpanya e Nitis Napichayasutin
Elenco:
Jirayu La-ongmanee como Pey
Ray MacDonald como monge
Chunporn Theppitak como monge mais velho
Apasiri Nitibnon como mãe de Pey

Curta #2: "Ward"
Realização: Visute Poolvoralaks
Argumento: Parkpoom Wongpoom e Sopon Sukdapisit
Elenco:
Danuwong Worrawech como Arthit
Chartpawee Treechartchawanwong como enfermeira

Curta #3: "Backpackers"
Realização: Songyos Sugmakanan
Argumento: Songyos Sugmakanan e Sopana Chaowwiwatkul
Elenco:
Charlie Trairat como Joi
Sutheerush Channukool como condutor do camião
Akiko Ozeki como turista japonesa
Teerneth Yuki Tanaka como turista japonês

Curta #4: "Salvage"
Realização: Parkpoom Wongpoon
Argumento: Parkpoom Wongpoon e Sopon Sukdapisit
Elenco:
Nicole Theriault como Nuch
Peeratchai Roompol como Toey

Curta #5: "In The End"
Realização: Banjong Pisanthanakun
Argumento: Banjong Pisanthanakun, Chantavit Dhanasevi e Mez Tharatorn
Elenco:
Marsha Wattanapanich como Marsha
Nattapong Chartpong como Ter
Kantapat Permpoonpatcharasuk como Aey
Pongsatorn Jongwilat como Phueak
Wiwat Kongrasri como Shin
Phijitra Ratsameechawalit como Gade
Nimitr Lugsameepong como Realizador

Próximo Filme: "Lawang Sewu Dendam Kuntilanak", 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...