sábado, 31 de março de 2012

1º Aniversário do Not a Film Critic - Parte 1


A de Apreciação – Como alguns já deverão ter percebido, o termo “crítica” não é aqui, propriamente, querido. Às vezes fogem-me os dedos e escrevo “crítica” mas prefiro apreciação. “Crítica” parece ser um termo pejorativo, negativo à partida e a minha perspectiva é a de assistir a filmes com uma mente aberta e positiva. Ninguém diz mal de um filme pelo gozo de o fazer (ou pelo menos não o devia fazer) e, ao fim ao cabo, quando acabamos de visualizar um filme o que é que nos é perguntado? Se criticámos um filme ou se o apreciámos?

B de Blogger – Há sete anos já. Tudo começou com um blogue pessoal, entretanto abandonado e o seguimento dos blogues de amigos. Foi uma evolução natural a partir dai. Dos blogues pessoais, passei para o seguimento de outros blogues temáticos, incluindo os de cinema, nos quais, entretanto, já comentava em nome próprio. Depois, um certo dia 31 de Março de 2011 pus mãos à obra e decidi pôr os filmes que eu via mas encontrava pouco por essa web lusa fora, num blogue.

C de Classificação – Provavelmente já deu para perceber que tento ter uma perspectiva positiva quanto ao visionamento de filmes. Isso reflecte-se na classificação actual do Not a Film Critic: Uma estrela = fraco, Duas Estrelas = satisfaz pouco; Três Estrelas = bom; Quatro Estrelas = Muito Bom e Cinco Estrelas = Excelente. Uma curiosidade, o filme mais bem classificado até hoje foi “Confessions” com 5 estrelas e o pior classificado foi “Lawang Sewu Dendam Kuntilanak” ao qual não atribui nenhuma estrela. Com o passar do tempo, a minha opinião sobre determinadas obras amadureceu e talvez atribuísse uma classificação superior a “Sacred”, “Dorm” e “13 Assassins”.

D de Design – E que trabalho me deu. Se fosse hoje, ainda faria um milhão de mudanças no layout, nos menus… Apesar de tudo não quero que o Not a Film Critic se torne uma árvore de Natal, mas é tão difícil… E o que fiz foi feito à custa de tutoriais (alguns bem duvidosos), na Web.

E de Estatísticas – As estatísticas valem o que valem mas é um bom modo de compreender o que os nossos leitores mais procuram no Not a Film Critic e consideram mais interessante. As ferramentas de medição que utilizamos são o Google Analytics e o Blog Tracker. A ferramenta da Google é utilizada desde o início e, poucos meses depois, começámos a utilizar também o Tracker. Este último, já teve alguns problemas incluindo um longo período de manutenção, durante o qual não mediu as visitas do blogue pelo que, se calhar, a sua utilização vai mesmo quedar-se por este ano. Em todo o caso, o cruzamento de dados permitiu chegar a algumas conclusões interessantes. No primeiro lugar do Top 10 de Posts com maior número de visualizações está o filme de culto “Noroi”, seguindo-se “Ip Man”, “Senjakala”, o “Top 5: Monstros do Cinema Asiático”, “Top 5: Filmes para ver no dia de Halloween”, “World Invasion: Battle Los Angeles” (alguém me ajuda a tirar isto do top por favor?), “Dream Home”, “Harry Potter and the Deathly Hallows part II”, “Ju-on – The Grudge” e “Ouija Board”. Está um top, em termos de países de origem, bastante equilibrado e até tem, para minha surpresa, um filme malaio no terceiro posto. No entanto, também entendo que a presença do World Invasion e do feiticeiro Harry Potter resulta do momentum da estreia, enquanto as outras pesquisas no top, resultam de uma procura consistente ao longo do tempo. Embora, “Ouija Board” resulte do engano natural que é pesquisar pela tábua de jogo. Durante este último ano, os termos de pesquisa mais curiosos foram sem dúvida “Como fazer um bongo”, “bonecas de borrar de medo” e “monstros de verdade”. Portanto, se alguém se quiser disponibilizar a responder à primeira questão, encontrar bonecas que metam medo e me souber indicar monstros de verdade, agradeço.

F de FilmPuff – É uma personagem, uma variação de moviebuff, mas podem ler mais sobre isso na Ficha Técnica do Not a Film Critic.


6 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro aniversário! Continua o excelente trabalho!

    E parabéns, também, pela forma criativa como o estás a celebrar :)

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu, Sam. Espero que não seja mentira de dia 1 de Abril. :D

    Cmps cinéfilos :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns! És de facto um caso atípico na blogosfera, por ser tão específico e daí também tão bem sucedido. Muitos parabéns pelo excelente trabalho que tens desempenhado e espero que continues mais anos por cá. Parabéns! (mesmo que dês 5* ao Confessions, que pouco aprecio. :P )

    ResponderEliminar
  4. Este foi só o primeiro. Parabéns, e que venham muitos =)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns senhora não crítica de Cinema! Apesar de não o cinema asiático não ser a minha praia favorita, gosto de dar aqui um salto de vez em quando para ver os teus textos, sobretudo de filmes que já vi, para tentar apanhar algum pormenor que tenha escapado e só esteja ao alcance de especialistas ;) Espero que daqui a um ano este espaço esteja a celebrar mais um aniversário. Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Um agradecimento global a todos.

    Tiago: Não faz mal. Todos têm de ter defeitos

    My One Thousand Movies: Também espero que sim mas vamos ver!

    O Projeccionista: Não te preocupes. Continua a visitar e vais ver como o cinema asiático vai passar a ser a tua praia! Vais ser convertido!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...