domingo, 27 de maio de 2012

Pecadilhos das Horas Vagas #5 - "Saga Saw"


Sabem aquele filme que sempre que dá na TV não conseguem desligar-se e vêem até ao fim? Aquele filme que todos acham um pouco parvo mas do qual vocês gostam secretamente? Lembram-se daquele velho filme que está gravado em VHS e não conseguem deitar fora? Ou que já viram tanto que a fita até já está meio estragada? Escrevam um texto, não uma crítica, mas uma confissão, sobre um filme da vossa preferência: o vosso guilty pleasure, sem medos ou censura, um “Pecadilho das Horas Vagas. O confessionário é vosso.

Por: Por: André Marques do Blockbusters


I have a confession to make…. sim é verdade que eu adoro (posso até dizer que sou mesmo fanático) por filmes de terror com serial-killers, e de preferência com um mínimo de inteligência e não do estilo rural americano que matam apenas por matar. Aprecio uma boa história de infância triste e penosa, ou de um acontecimento tenebroso, que tenha digamos ‘lógica’ e mostre ao espectador o assassino como uma pessoa para além de uma máquina de matança pura e simplesmente.



Pronto agora devem estar a pensar: avisem a PJ que temos um potencial serial-killer em Portugal. Não, nada disso. Apenas me intriga e apela aos meus neurónios este tipo de acções e atitudes, assim como o modo como se criaram e moldaram, e falo-vos de filmes como O Silêncio dos Inocentes, Halloween, ou mais recente na TV com a série Dexter. Mas nenhum destes filmes me deslumbrou tanto como quando vi Saw pela primeira vez há já uns bons sete anos atrás, tinha eu 16 anos.


Caiu-me que nem ginja no gosto e desde então que o vi já umas quantas vezes consideráveis e nunca me farto de toda aquele lógica da história e narrativa, de todos os twists e do valor “moral” (com muitas aspas) que o filme transmite e quer mostrar. Depois do primeiro já saíram mais 6 filmes entretanto e eu vejo sempre um atrás do outro já quase como uma obrigatoriedade minha. Claro que nenhum dos outros a seguir foi tão bom como o primeiro (o terceiro foi o segundo melhor na minha opinião), mas isso já não me afecta, pois a droga deste guilty pleasure é já bastante forte, podiam vir mais 10 filmes e podem ter a certeza que eu iria vê-los a todos.

Achei (e continuo a achar) que na altura quando surgiu Saw não havia já muita imaginação nos filmes de terror americanos e este veio como que ressuscitar um interesse maior por esse género, visto o seu argumento trazer algo de novo, e temos de concordar (pois mesmo para quem não gosta: contra factos não há argumentos) que para um filme deste género ter conseguido ter 6 sequelas no mercado cinematográfico de hoje em dia é obra.

Pelos dias de hoje parece que estamos a voltar outra vez a uma certa monotonia neste género, mas espero que surja um novo ‘Saw’ para eu juntar à minha colecção de guilty pleasures :) até lá mantenho-me um dos fiéis seguidores desta saga, e se vier um oitavo podem contar com o meu bilhete :)

Para terminar quero agradecer à FilmPuff pelo convite e dar-lhe os parabéns pela iniciativa e muita força para o excelente trabalho que está a desenvolver no Not a Film Critic. Um bem haja a todos ;)

2 comentários:

  1. Guilty pleasures tenho vários, mas Saw não é deles... foi uma desilusão.

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado ao Not a film critic mais uma vez por esta iniciativa e pelo convite ;)

    Pois este é mesmo um dos meus guilty pleasures inexplicáveis (também tenho mais alguns) mas dentro do género terror e serial killer este está definitivamente no topo, desde o primeiro que fiquei deslumbrado, não sei bem porquê (voz do Dexter que há em mim lol)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...