domingo, 16 de dezembro de 2012

TCN Blog Awards 2012


Mais um ano, mais uma cerimónia de entrega dos TCN Blog Awards, prémios destinados a distinguir o que de melhor se faz na blogosfera de cinema nacional. E, pessoalmente, o 2.º ano consecutivo em que o Not a Film Critic esteve nomeado. O ano 2012 brindou-nos com uma imagem mais madura, um crescente à-vontade do apresentador de serviço, o Manuel Reis está como peixe na água, momentos de humor cada vez mais e melhor pensados e até tivemos direito a alguns VIPs. Pronto, a Daniela Ruah recusou o convite mas o dia irá chegar! A cerimónia teve alguns problemas, não posso mentir, mas que evento não os tem? Nesse sentido, sugiro que procurem as curtas-metragens "Assim-assim" do Sérgio Graciano e "Black Mask" do Filipe Coutinho , também ele blogger (Cinema is my Life). Mais do que focar-nos nos problemas acho que devemos concentrar-nos na descontracção em admiti-los e a promessa de que para o ano se tentará fazer ainda melhor (Carlos Reis). Quanto aos premiados foi uma tarde de grandes surpresas, sendo que categorias que podíamos pensar à partida, estarem "ganhas", acabaram por revelar talentos menos conhecidos. Apesar das reservas que alguns terão demonstrado, não me poderia sentir mais em paz com os resultados. O júri (mix academia + voto público), não será perfeito mas foi o melhor dadas as circunstâncias. Margem de manobra há sempre e, se poderem e quiserem, sugiro que apresentem as vossas sugestões no Cinema Notebook. Quanto aos vencedores destaco a Inês Moreira Santos que ganhou o prémio de Melhor Novo Blogue e ao Nuno Reis que continua a ser, para mim, a pessoa que mais trabalha para a blogosfera. Tipo, já recebias por isso não?! Mas se o Nuno Reis é a pessoa que mais trabalha na blogosfera o Aníbal Santiago é o mais prolífico e um grande favorito desde a primeira vez que me cruzei com o Rick's Cinema. Vê uma quantidade infindável de filmes, dos mais diversos estilos e, algures, encontra sempre a capacidade de discernimento necessária para uma reflexão séria sobre a obra - o número de nomeações atesta (se tal fosse necessário), a qualidade. Por fim, o anuncio de que possivelmente, os Prémios poderão ser organizados noutra cidade do país em 2013. Um desafio importante e interessante para espalhar ainda mais os TCN e estar mais perto de outros bloggers, que o país não é apenas Lisboa. Vamos ver como corre. Acima tudo, quis aqui deixar uma mensagem positiva, porque, para muitos de nós, isto de escrever cinema é um hobby. Não recebemos nada por isso, dedicamos horas de trabalho onde poderíamos estar a descansar ou a socializar mais e, se for preciso, ainda somos criticados por isso. Por isso, se os TCN são uma iniciativa pouco visível noutros meios, acabam por ser um modo de reconhecer e valorizar esse trabalho, proporcionar momentos de humor e um bom momento de convívio entre pessoas que de outro modo não teriam oportunidade de trocar palavras além comentários do blogue e redes sociais. Para o ano há mais. Obrigada!

PS: O poster foi criado por este senhor.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo elogio ao Rick's Cinema. É sempre um prazer saber que gostam do que vamos escrevendo e nos acompanham (é a única remuneração), sobretudo quando o elogio vem de um dos blogues que mais gosto de acompanhar e admiro imenso.

    Concordo em grande parte com o que escreveste e sublinho a parte do "momento de convívio entre pessoas que de outro modo não teriam oportunidade de trocar palavras além comentários do blogue e redes sociais". Esse é um dos grandes méritos dos TCN Blogue Awards, a par de realçar o trabalho que alguns bloggers têm feito ao longo do ano (apesar de muitos blogues e bloggers com qualidade terem ficado fora dos nomeados).

    ResponderEliminar
  2. Aníbal Santiago: Gosto bastante do Rick's, tem uma quantidade absurda de publicações mas mantém a qualidade e acaba por ser também enciclopédico. Não foi de animo leve, acredita. Quanto ao facto de muitos bloggers de qualidade terem ficado de fora, é sempre inevitável. A única coisa que podemos desejar é que os critérios de selecção sejam rigorosos para garantir o máximo de justiça. Mas os resultados não me chocam. São "apenas" uns prémios.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...