domingo, 19 de maio de 2013

"Ghost Sweepers" (Jeomjaengyideul, 2012)


Uljin é uma pequena localidade piscatória coreana que podia passar despercebida se não se desse o caso de ter um número de casualidades terrivelmente elevado. O poder local, convencido que a origem do mal tem origem em forças malévolas sobrenaturais, convida shamans de todo o país ao local para expurgar o mal que constitui um empecilho para o desenvolvimento da região. O que os shamans encontram é um verdadeiro fenómeno sobrenatural de vasto espectro, o sonho de uma vida para um amante das ciências do oculto. Ou talvez não. A maioria decide, como muitos outros antes deles desertar, mesmo que lhes seja oferecida riqueza para toda a vida. É o momento em que se separam os aldrabões dos profissionais… Sobram seis. O famoso professor Park (Soo-ro Kim), especialista em exorcismos; Shim-in (Do-won Kwak) que se afastou da fama para uma existência mais obscura; Suk-hyun (Je-hoon Lee), um engenheiro que acredita identificar espectros mediante a utilização da ciência; Wol-kwang (Kyung-mo Yang), um adolescente com a capacidade de prever o futuro; Seung-hee (Yoon-hye Kim) uma taróloga com a capacidade de ver as memórias “guardadas” nos objectos e Chan-young (Ye-won Kang), uma jornalista movida por motivos pessoais. Uma festa certo?

“Ghost Sweepers” não faz nenhuma tentativa de esconder os seus objectivos: estremecer nalgumas partes e rir a bandeiras despregadas noutras. Numa delas falha espetacularmente. Querem adivinhar?
Toda a construção da narrativa assenta na introdução aos personagens, cada uma distintiva. O guarda-roupa ajuda a esse trabalho mas as personalidades transparecem como, por exemplo o professor algures entre o ocultista dividido entre a nobre profissão e o estrelato, o engenheiro que pretende validar a existência de vida além-morte através do método científico mas se revela um homem frágil ou a jornalista com um exterior mais forte do que os óculos de massa grossa deixam antever. Por desenvolver ficam o monge Shim-in que possui um “terceiro olho” que lhe permite ver mais do que os colegas ou a taróloga giríssima mas perigosa. É difícil decifrar o que terá passado pela cabeça do argumentista Seong-hwi Kwon para deixar à margem duas das personagens com maior potencial. Como é possível descartar a capacidade de visão de fantasmas ou não explorar o facto de uma mulher atraente optar por um caminho solitário e com pouca credibilidade. Outra aposta fraca de caracterização é o traje jornalístico de Chan-young e os óculos da praxe. Será assim tão complicado marcar uma personagem na mente das audiências e conferir-lhe autenticidade sem a “vestir” como tal?
Ou o guarda-roupa é um engodo para esconder outras fraquezas de construção da personagem? Seria de pensar que teriam maior confiança numa actriz que entrou em filmes como “Hello Ghost” e “Tidal Wave”… Mas nem tudo são percalços. Os momentos de comédia, sobretudo os que assentam na inversão de papéis entre Suk-hyun e Chan-young são uma delícia. Ele como homem frágil e ela uma mulher mais dura que o exterior deixa ver. A transição para os momentos mais sérios é o que destrói a leveza que tinha sido conquistada com uma série de gags refrescantes. E depois apresentam tantas estórias secundárias que a dada altura percebemos que "Ghost Sweepers" não é nada o filme de amigalhaços shamans que nos quiseram vender. Porque é que nos fazem apaixonar por um filme e depois decidem que afinal não era o que pretendiam? “É um filme de terror! Ah e tal desculpem!” A sério Coreia?! A transição entre comédia e terror ou comédia e drama é um acto de equilibrismo que muito poucos conseguem atingir, vide “Hello Ghost”. Não é com certeza o realizador do “Chaw” (Javali gigante assassino) que vai conseguir acertar na fórmula. Fiquem-se pelo que sabem e fazem bem. Duas estrelas.

Realização: Jeong-won Shin
Argumento: Seong-hwi Kwon
Soo-ro Kim como professor Park
Do-won Kwak como Shim-in
Je-hoon Lee como Suk-hyun
Ye-won Kang como Chan-young
Kyung-mo Yang como Wol-kwang
Yoon-hye Kim como Seung-hee


Próximo Filme: "Paranormal Activity 2: Tokyo Night" (Paranomaru akutibiti: Dai-to-shô - Tokyo Night, 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...