Estas são as últimas palavras de “Don’t look Behind”, que nos ensinam que não só é mau ser perseguido por um ser maléfico como provavelmente a culpa é nossa. A milhas de distância da estória de um amor tão grande que faz Darma (Pierre Andre), o noivo sobrevivente enfrentar forças sobrenaturais para encerrar o mistério da morte da noiva Rose (Intan Ladyana). Bem, falhei por pouco… Nada a opor contra a religião mas seria simpático que o filme tivesse uma tónica mais positiva. Aquela cena do entretenimento leve, percebem?
“Don’t Look Behind” inicia-se com um exorcismo. Apesar do esforço dos sacerdotes, não lhes é possível salvar o alvo da possessão mas conseguem prender o demónio que é encerrado num frasco, mais tarde deitado ao mar. A cena transita para um ambiente de escritório onde o empresário Darma é informado da morte da noiva. Todos os indícios apontam para um suicídio mas Darma recusa-se a acreditar na versão oficial e decide investigar o caso com a irmã gémea de Rose, Seri (Intan Ladyana).
À época “Don’t look Behind” foi o filme mais visto de sempre do cinema local o que, diga-se de passagem não é um feito assim tão difícil de alcançar. A filmografia malaia consistia em um a dois filmes por ano com interregnos de vários anos sem qualquer produção. Isto deu-se até que, em meados dos anos 90, houve um boom, com meia dezena de filmes por ano, sobretudo do género de terror. A sério, um dia destes tenho de me dedicar a uma investigação desta questão. O sul e sudeste asiáticos têm uma verdadeira paixão pelo cinema de terror. Adiante, Darma começa a ser incomodado por barulhos estranhos, vozes e todo o tipo de aparições que pelos vistos também atacaram Rose. O fenómeno é de tal modo proeminente que até estranhos começam a partilhar as ocorrências com Darma. Monstro exibicionista hã?
Darma e Seri descobrem uma máquina com fotografias estranhas |
Realização: Ahmad Idham
Argumento: Ahmad Idham e Pierre Andre
Pierre Andre como Darma
Intan Ladyana como Seri/Rose
Hatijah Tan como Mak Lang (tia do Darma)
Ruminah Sidek como Opah (Avó)
Próximo Filme: "The Twilight Samurai" (Tasogare Seibei, 2002)
Sem comentários:
Enviar um comentário