domingo, 14 de agosto de 2011

"Nightmare Detective 2" (Akumu tantei 2, 2008)

Podia fazer uma piadola vulgar com a sugestão deste "Nightmare Detective" poder entrar nos meus sonhos sempre que lhe apetecer mas vou seguir a via do politicamente correcto. O detective é Kyoichi Kagenuma, interpretado por Ryûhei Matsuda, vulgo pretty boy japonês. "Nightmare Detective 2", como decerto já terão compreendido, é uma sequela do título com o mesmo nome de 2006 e igualmente dirigido por Shinya Tsukamoto. É lá que conhecemos Kyoichi Kagenuma, um vagabundo com a habilidade espantosa de ler pensamentos e penetrar em sonhos alheios. O que pode ser muito engraçado visto de fora é uma maldição para Kyoichi. Porque esta capacidade digna de um super-herói acaba por ser uma sentença para a vida. Temos pois, um herói relutante. Esta sequela centra-se menos no que ele pode fazer pelos outros e mais nos seus próprios demónios internos. Um Kyoichi atormentado por fantasmas do passado é incomodado com os pesadelos de Yukie (Yui Miura), que de colegial inocente tem muito pouco. Uma partida cruel praticada em conluio com outras duas colegas assusta a frágil Yuko Kikugawa (Hanae Kan). Esta exerce a sua vingança começando por surgir nos sonhos das suas atormentadoras. Quando os sonhos começam a atravessar a fronteira para a realidade, Yukie recusa-se a adormecer...
A resposta natural de Kyoichi numa primeira abordagem é recusar ajuda a Yukie. Também, quem é que o ajuda a ele? Quem o salva dos seus próprios demónios? Mas, logo depois este "detective relutante", aceita a missão onde encontra um paralelismo com a sua própria vida. Shinya Tsukamoto opta por uma abordagem mais introspectiva que o habitual mistério de terror com resultados igualmente eficazes. As sequências de sonho são perturbadoras e uma, em particular, é uma longa sequência de um suspense tremendo. Se bem que Kyoichi é um herói hesitante, não consigo deixar de pensar que a sua inacção inicial é negligente. O conceito deste filme, tirando a busca pessoal do detective, acaba por ser muito barulho por nada. Se Yukie e as suas amigas têm tomado a atitude correcta o quanto antes, muita desgraça seria evitada.
A cinematografia não é nada que não se tenha visto antes. A câmara, propriamente dita, oferece-nos muita vez, uma perspectiva na primeira pessoa, inconstante como um ser humano pode ser. Às vezes, chega mesmo a ser estonteante o rodar 180º para a esquerda, para a direita, para cima e para baixo, como se estivessemos todos dentro de um navio, prontos para vomitar as tripas. Contudo, serve os propósitos da narrativa. "Nightmare Detective 2" é talvez um quarto de hora mais longo do que deveria mas não deixa de ter umas ideias interessantes, uma história, na generalidade, bem conseguida e actuações competentes. "Nightmare", tem muito por onde explorar e daria, à vontade, para uma série detectivesca. Duas estrelas e meia.

Realização: Shinya Tsukamoto
Argumento: Shinya Tsukamoto e Hisakatsu Kuroki
Elenco:
Ryûhei Matsuda como Kyoichi Kagenuma
Yui Miura como Yukie Mashiro
Hanae Kan como Yuko Kikugawa
Wako Andô como Mutsumi
Miwako Ichikawa como Itsuko Kagenuma

Próximo Filme: "Good Will Evil" (Xiong Mei, 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...