quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Super 8", 2011

"E.T. phone home"... Ups. Filme errado. Bem, mais ou menos. Quer dizer, as semelhanças estão lá: um conjunto de miúdos dos subúrbios, curiosos e corajosos, mais até do que os adultos. E um sentimento de nostálgia que nos faz sentir aquele quentinho no coração. E o J.J. Abrams deverá ter tido um curso intensivo na arte "Spielberg", realmente, se não soubesse mal daria pela diferença (mas dou). Não posso dizer que esta comparação seja má se considerarmos que, ultimamente, tudo o que é filme saído de Hollywood é um remake (na maioria das vezes, inferior ao original), uma "(in)evitável"sequela ou um filme da Marvel ou DC Comics, o que também não é muito bom se não apreciam histórias aos quadradrinhos. Eu própria também não daria grande atenção ao J.J. uma vez que tanto "Lost" e "Mission: Impossible III" não são assim tão bons. Vão perdoar-me, mas a série "Lost" é totalmente overrated. Um triângulo amoroso novelesco no meio de um argumento que não faz absolutamente sentido nenhum? Sou preconceituosa? Who Cares? Não existe pessoal que se torna uma máquina assassina quando falam mal de um Tarantino ou de um Kubrick? Divago.
Por esta altura a maioria dos cinéfilos que ainda não foram ver o Super 8 já saberão qual é a grande revelação do filme. Para os restantes, não serei eu a largar o spoiler (a ideia é verem o filme). Mas uma coisa posso revelar, super 8 é uma velhinha câmara de filmar de 8 mm. É a câmara que Charles (Riley Griffiths) utiliza para realizar o seu filme de zombies. Joel (Joe Lamb) está a cargo da maquilhagem e de outros aspectos técnicos como os adereços e a completar a equipa estão Cary (Ryan Lee), Martin (Gabriel Basso) e Preston (Zach Mills). Eles estão ali para ajudar Charles, cuja compulsão para terminar o filme é tão grande que chega colocar em causa a sua amizade. É a alínea do argumento que compreende qualquer coisa como lições sobre a amizade e as nossas prioridades na vida e coisas do género.
Alice Dainard (Elle Fanning) junta-se a este gangue de outsiders para desempenhar o único papel feminino da película caseira e revela um talento natural como actriz além de constituir um primeiro amor perfeito para Joel. Mas Super 8 não é sobre o filme de zombies nem sobre as aventuras do grupo de amigos. A meio da rodagem do filme, o de zombies entenda-se, acontece um terrível acidente ferroviário que é capturado pela super 8. Assustados com a possibilidade de ser apanhados pelos pais por terem saído de casa para rodar o filme, os amigos juram guardar segredo sobre o que viram naquela noite. Ah, a inocência da juventude... A seguir, surge toda uma série de desenvolvimentos habituais, rebeldia adolescente, conspirações governamentais, pais ausentes... E no entanto, resulta. Hey, já estou por tudo. Felizmente, o argumento é credível. Um pouco absurdo e ao mesmo tempo, se fosse possível acho que seria assim que as coisas se iriam passar.
Há uma prestação maravilhosa de Elle Fanning que logo no início do filme entra na personagem de Alice e deixa a todos, (equipa de filmagens e audiência) de boca aberta. Mas desaparece convenientemente para Joel se tornar um cavaleiro andante. É pena o talento de Alice não ser explorado: ela deseja tornar-se actriz? a representação é uma forma de escape da sua relação tumultuosa com o pai? Truque de argumento dispensável. Não vão pôr o docinho à frente do nosso nariz para depois o fazer desaparecer por artes mágicas... Quanto a Joe Lamb é a encarnação do perfeito actor adolescente Spieberguiano. Prevejo boas coisas no seu futuro. Super 8 não é um filme de Spielberg. J.J. Abrams tenta lá chegar mas não passa de uma cópia (bem conseguida, não se deixem enganar). Super 8 é uma obra que se destaca pela sua ingenuidade e inocência. É um bom filme de Verão e traz um sentimento de nostálgia para quem foi criança ou adolescente durante os anos dos grandes filmes de aventura. Felizmente, não há nenhum super herói mascarado à vista e para variar não são só os adultos que se divertem. Super 8 é um feel good movie sendo ironicamente original no meio dos filmes de Verão deste ano. Quatro estrelas.


Realização: J.J. Abrams
Argumento: J.J. Abrams
Elenco:
Joe Lamb como Joel Courtney
Riley Griffiths como Charles
Elle Fanning como Alice Dainard
Kyle Chandler como Jackson Lamb


Próximo Filme: "The Matrimony" (Xin zhong you qui, 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...