quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Top 5: Filmes para ver no dia de Halloween

A noite de Halloween está a chegar e  no Not a Film Critic não quisemos deixar passar a data em branco. É certo que Portugal não tem uma grande tradição nesta celebração tal como é realizada nos EUA, com as crianças a mascararem-se e a percorrerem o seu bairro fazendo a habitual peregrinação "Doçura ou Travessura". Por cá, o Halloween é denominado "Dia das Bruxas" e está intrinsecamente ligado à Igreja Católica por via do "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados". Portugal tem abraçado cada vez mais a celebração e além de ser uma nova possibilidade de rentabilidade para os comerciantes, têm surgido algumas iniciativas interessantes como o Zombie Walk. 'Bora lá? A origem do "Dia das Bruxas" é fascinante e se quiserem explorar um pouco mais a esse respeito podem encontrar uma série de artigos interessantes por toda a internet, assim como livros dedicados a desvendar as raízes desta tradição europeia aqui. Por estes lados, o Halloween é desculpa ideal para fazer uma maratona de filmes de terror. E como esta é uma noite de família, apresentamos propostas para todos os gostos. Feliz Halloween!



1) "Trick 'r Treat" (2007) - Por que esta produção da Warner Brothers nunca chegou a estrear nos cinemas é um mistério. "Trick 'r Treat" apenas teve direito a uma divulgação limitada em festivais de cinema e ao lançamento directo em DVD. Extensivamente amado pela crítica e pelo público em geral, o website Bloody Disgusting chegou a chamar o tratamento que a Warner Brothers deu ao filme de criminoso! "Trick 'r Treat" foi desenvolvido a partir da muito elogiada curta-metragem de animação "Season's Greetings" (1996), que estreou a personagem Sam, um pequeno endiabrado que saltita entre quatro histórias passadas na noite de Halloween da longa-metragem. "Trick 'r Treat" explora fervorosamente o misticismo desta noite, na qual os bons andam mascarados e os maus podem revelar a sua verdadeira face. Assassinos, fantasmas e lobisomens andam à solta. Nunca se sabe quando eles se poderão cruzar no nosso caminho, por isso, o melhor é seguir as regras. Doçura ou travessura?

2) "Halloween" (1978) - E por que não o clássico com o mesmo nome? Quando estreou foi um estrondo. Deu origem aos slashers tal como os conhecemos, apresentou a jovem Jamie Lee Curtis ao mundo, teve o sempre admirável Donald Pleasence ao leme e deu a conhecer o Michael Myers, o assassino mais temível de todos. Após 15 anos numa instituição por ter morto a própria irmã, Michael Myers escapa na noite de Halloween e começa a perseguir Laurie e os seus amigos, deixando um rasto de sangue por onde passa. No seu encalço está o Dr. Loomis, que vai tentar pará-lo antes que seja tarde demais. Alguns factos engraçados que rodeiam este filme são o facto de a personagem principal, Laurie Strode ter ficado com o nome de uma namorada do realizador John Carpenter e de a máscara do assassino pertencer ao William Shatner, o Capitão Kirk da série "Star Trek" (1966-1969). Hoje em dia, "Halloween" pode não assustar vivalma mas quando estreou foi inovador. Por isso, ainda pertence a muitas listas dos filmes mais aterradores de sempre de revistas e websites da especialidade.

3) "Harry Potter and the Sorcerer's Stone" (2001) - Este filme dispensa apresentações. Foram 10 anos de filmes, conhecidos igualmente pelas gerações que cresceram com os livros e por cinéfilos. Com o final da octologia a ter lugar este ano (os livros são sete mas o capitulo final foi dividido em dois filmes), é sempre bom revisitar o filme que cimentou a Pottermania e deu a conhecer a mitologia de J.K. Rowling a novos públicos. Não tendo por foco o Halloween, não deixa de demonstrar uma espécie de realidade paralela escondida, na qual os feiticeiros estabelecem a ordem das coisas e mantêm a paz e nós, somos os outros, os muggles. Dragões, goblins, trolls, elfos e outras bestas míticas povoam este universo onde a magia não é a solução para todos os problemas, mas sim a coragem e um bom coração. Este é o filme perfeito para a toda a família, tendo um pouco de acção, suficiente para os adultos e um trio de personagens principais likeable, com as quais os mais novos se podem identificar.

4) "The Nightmare Before Christmas" (1993) - Não acredito que demorei 15 anos para ver este filme. É Tim Burton no seu melhor, antes de se deixar embeiçar por Johnny Depp e o enfiar em tudo quanto é filme. Foi o realizador que escreveu o poema e imaginou as personagens que deram origem a "The Nightmare Before Christmas". O filme conta a história de Jack Skellington (Chris Sarandon), o rei de Halloweentown que descobre a cidade do Natal, mas não compreende o seu significado e tenta introduzir a sua própria versão distorcida de Natal junto dos seus espectros, esqueletos, morcegos e goblins. "Nightmare" é um pesadelo maravilhoso, dando a conhecer uma animação fora dos cânones tradicionais da Disney e uma história negra, povoada por personagens sombrios. Trouxe também, curiosamente, o género musical, então caído em desuso, para a ribalta contendo uma banda-sonora que rivaliza com muitas megaproduções. Danny Elfman, que fez as partes cantadas de Jack e compôs a banda-sonora recebeu inúmeras nomeações e prémios pelo seu trabalho.

5) "Casper" (1995) – Serei provavelmente linchada pela comunidade cinéfila virtual por esta escolha mas é incontornável. Eu cresci com este filme. Fui vê-lo ao cinema com os meus pais, ri com as diabruras do trio de fantasmas Fatso, Stretch e Stinkie, chorei com a triste história de Casper e suspirei (creio que não fui a única) quando Devon Sawa agraciou o ecrã pela primeira vez. Foi também o filme que lançou finalmente Cristina Ricci, quando já ninguém se lembrava da Wednesday da família Adams. E admitamos, para a época, trouxe um grande avanço tecnológico. Apesar do aspecto kiddie friendly os fantasmas estavam bem conseguidos e demonstravam um rol de emoções que muitos actores não são capazes de produzir. Desafio-vos também a encontrarem imensas películas sobre casas assombradas antes da estreia deste filme. "Casper" contribuiu para o boom que haveria de filmes sobre casas com fantasmas cuja estreia é hoje banal e na verdade já nada trazem de novo para o cinema.

Menções honrosas: "Sleepy Hollow" (1999), "Poltergeist" (1982), "Evil Dead II" (1987), "A Nightmare in Elm Street" (1984), "Scream" (1996) e "Scary Movie" (2000).

3 comentários:

  1. O The Nightmare Before Christmas apesar de tudo ligo mais ao Natal do que ao Halloween apesar de tudo o que o filme representa claro. Belas escolhas no entanto :).

    cumprimentos,
    Andreia Mandim

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog, só agora tive conhecimento da sua existência.

    Está adicionado à minha lista de blogs!

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Andreia,

    Concordo, os valores que apregoa estão mais ligados ao Natal que ao Halloween mas o que fascina em Nightmare é a construção de Halloweentown e das suas personagens.

    Obrigada!

    Sam,
    Obrigada pela visita. Volte sempre!

    Cmps,

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...