domingo, 1 de abril de 2012

1º Aniversário do Not a Film Critic - Parte 2



H de Heróis de Outrora, Heróis de Agora – Este cérebro não pára de fabricar ideias. Só me falta, lamentavelmente, tempo para as concretizar. Então, vamos avançando aos poucos. O “Heróis de Outrora, Heróis de Aora”, ainda que na altura não tivesse essa denominação, há muito que existia. Uma das minhas grandes paixões dentro do cinema asiático sempre foi o género wuxia.  De facto, no Not a Film Critic cheguei a abordar o género em duas alturas distintas, com “14 Blades” e “The Lost Bladesman”. Só que era um género tão rico em si mesmo e tão distinto do cinema de terror que gritava por um espaço próprio. No Espalha Factos encontrei o parceiro ideal onde desaguar esta loucura.

L de Lista – Até à data fizemos cinco listas. As que me deram maior prazer foram o “Top 12: Realizadores de Cinema Asiático” e o “Top 10: Revelações Mais Chocantes”. Espero, mais breve do que tarde, retomar a ideia das listas, mas sem promessas. É sempre engraçado obter opiniões que trazem ainda mais hipóteses de escolha, das quais não nos lembrámos antes e não mencionámos nas menções honrosas.

M de Massa Crítica – Se houve desejo que tive desde o primeiro dia, foi o de promover a partilha de conhecimento. Há sempre aquele desejo de que aprendamos alguma coisa com aquilo que lemos e que, ao mesmo tempo, transmitamos conhecimento. É o que sucede com os “críticos” que mais aprecio e é a isso que aspiro. Gosto de pensar que os blocos de texto no Not a Film Critic são mais do que um bocado de informação descartável. Pretendo que induzam à reflexão e, o mais possível, façam os leitores ver filmes. Livre de Spoilers.

N de Nicho – Não posso dizer que a opção de falar de cinema asiático tenha sido propositada. Na verdade vejo filmes das mais diversas proveniências mas é o cinema asiático e sobretudo o género de terror, aquele que capta a minha maior atenção. Assim, faz todo o sentido que fale sobre o cinema que tento ver com mais frequência e mais me fascina.

P de Passatempos – O Not a Film Critic não é um blogue dedicado a passatempos, mas na medida certa, estes podem ser um modo de reconhecer e de dar um mimo àqueles que por aqui passam. E os dois passatempos que fizemos até agora com a Bokwus e a PTMerch, não correram nada mal. Como tal, o futuro passará por novos passatempos, que reflictam a nossa identidade e também, por que não, nos diferenciarmos. Acima de tudo, os passatempos que o Not a Film Critic promoveu são de coisas que eu própria gostaria de ter. Acho que não existe melhor princípio que esse.

S de ScifiworldPT – A segunda incursão fora do blogue foi dentro de outro género não menos amado: a ficção científica. Pelo menos uma vez por semana, lá estamos nós a dar bitaites sobre as últimas novidades e apreciações ao género fantástico. Lá, também dou a conhecer algumas notícias sobre os novos projectos (asiáticos e não só), dentro do Sci Fy.

V de votações – O Not a Film Critic promoveu desde o início da actividade votações. Estas incidiram sobretudo sobre as melhores críticas do mês. Começaram com um número de participantes muito razoável, mas nos meses finais decaiu. Ora, ter uma votação só para enfeitar é inútil. Por isso, as votações mensais foram abandonadas. No entanto, as votações regressarão, focando novos temas e com uma menor regularidade.

Por fim, mas não menos importante, O de Obrigada aos que por aqui passam, deixam comentários e sugestões. Acreditem, é um prazer.

PS: Com certeza já repararam que "comi" algumas letras do alfabeto. Se alguém quiser dar-lhes "voz" nos comentários está à vontade! 

5 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo aniversário do "Not a Film Critic". Estás de parabéns pelo excelente trabalho que tens efectuado no Not a Film Critic e nas incursões pelo Espalha Factos e SciFi World.

    Que o blogue continue por muitos e bons anos, e que continues a presentear-nos com a qualidade dos teus textos.

    Cumprimentos,
    Aníbal Santiago

    ResponderEliminar
  2. Olá Aníbal. Obrigada. Acho que a palavra aqui é diversificar. O Not a Film Critic é um primeiro amor e representa o género cinematográfico que mais me fascina. No Espalha Factos e no ScifiworldPT, falo de outros temas de que também gosto muito mas em sede própria. Continuar? Espero que sim, mas nunca se sabe o dia de amanhã e a todo o momento podem surgir incompatibilidades por isso, o melhor que há a fazer é aproveitar o aqui e agora.

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns! Que venham mais e mais anos deste grande blogue ;)

    ResponderEliminar
  4. Acho mal teres saltado a letra mais bonita do abecedário, o G :P

    De resto, muitos parabéns, também gosto bastante de passar por aqui para conhecer mais filmes e aprecio bastante os tops, continua :)

    ResponderEliminar
  5. Muito Obrigada André e Loot. Pois, não sei por que te estarás a referir à letra G. :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...