Considerado ainda por muitos a obra superior do aclamado realizador Takashi Miike, “Audition” foi catapultado para a ribalta tendo por pares “Ring” (1998) e “Ju-on – The Grudge” (2002). Representantes de uma nova era de ouro do cinema de terror japonês iriam conduzir a uma revolução do género, atrair audiências a novas paragens e conduzir a uma mudança de paradigma. Volvida mais de uma década, os filmes de terror deixaram de ser máquinas de fazer dinheiro no Japão e quase desapareceram dos cinemas, substituídos por live-action de animes e de mangas que privilegiam o género dramático. Onde é que as coisas correram mal?
Shigeharu Aoyama (Ryo Ishibashi), um viúvo de meia-idade é instado pelo filho adolescente Shigehiko (Tetsu Sawaki) a casar-se. Já se passaram sete anos desde a morte da mãe e, tendo pela primeira vez uma namorada, Shigeko consegue compreender a solidão que enche os dias do pai, que vive desde então para ele e para o trabalho. Chegou a altura de alguém cuidar dele. A principio relutante Shigeharu Aoyama, acaba por deixar-se convencer por amor do filho e de Yoshikawa (Jun Kunimura) que engendra um plano audacioso para o amigo encontrar a mulher com quem passar o resto dos seus dias. Aoyama já cumpriu os seus deveres enquanto homem de negócios e pai solteiro. Tem um emprego de sucesso estável e o filho é um adulto a quem pouco falta para se tornar independente e constituir família. Ele é um homem antiquado, que nada sabe do romance, tantos anos depois de perder a amada pelo que é natural a sua relutância quando o amigo lhe propõe organizar um casting para encontrar uma nova esposa. Aoyama encontra a eleita em Asami (Eihi Shiina) uma jovem que aparenta ser a flor delicada que ele procura e começa a cortejá-la de imediato apesar das dúvidas de Yoshikawa acerca da personalidade da rapariga. Este último considera que Aoyama deve explorar outras opções e conhecê-las bem, antes de se atirar para uma relação de cabeça. Como se vem a verificar Yoshikawa tem motivos para estar preocupado.
O marketing de “Audition” ostenta profusamente Asami com objectos de tortura e num vestuário reminiscente de BDSM que contrasta com a face angelical. À época ela foi de imediato considerada um anjo negro, representando na perfeição a encarnação do perigo da beleza e a confirmação de que nem tudo o que reluz é ouro. Em particular, uma cena de tortura com a duração de dez minutos e um saco enorme com um conteúdo muito desagradável apontam para uma conclusão linear acerca da natureza dela.
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O que distingue “Audition” dos pares é a forte narrativa e crítica social que supera a mítica cena de tortura. Se o marketing o apresenta como um filme de terror (o que é também é verdade), o género com o qual tem mais afinidade é o dramático. “Audition” fala das relações amorosas, do medo do romance, das expectativas e dos constructos sociais, deixando antever a crítica velada mas forte a uma sociedade patriarcal, na qual a mulher é percepcionada como uma personagem secundária em todos os papéis que desempenha: filha, aluna, companheira… A complexidade da estória é ocultada por uma direcção e montagem fantásticas, que alternam entre o dia-a-dia, o sonho e a memória à medida que se penetra mais profundamente nos desejos e motivações dos personagens. Claro que tudo isto pode passar por um mero filme de terror com uma psicopata que adora brincar com agulhas. O que vos agradar mais. Quatro estrelas.
O melhor:
- Desobrir o conteúdo do saco
- A cena de tortura
- Edição e som
- Eihi Shiina e Ryo Ishibashi
O pior:
- Desenlace demasiado rápido
Realização: Takashi Miike
Argumento: Daisuke Tengan e Ryû Murakami (livro)
Ryo Ishibashi como Shigeharu Aoyama
Eihi Shiina como Asami Yamazaki
Tetsu Sawaki como Shigehiko Aoyama
Jun Kunimura como Yasuhisa Yoshikawa
Renji Ishibashi como Professor de Ballet
Miyuki Matsuda como Ryoko Aoyama
Próximo Filme: "Missing" (Sam hoi tsam yan, 2008)
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