terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Heróis de Outrora, Heróis de Agora

Quero fazer um shout out à malta porreira do Espalha Factos e, em particular, à sua editora de cinema, a Inês Moreira Santos por terem aceite e até encorajado as minhas ideias malucas e me deixarem criar uma nova rubrica sobre um tema improvável: wuxia.

A partir de hoje e sempre às terceiras-feiras, escrevo uma rubrica para o Espalha Factos "Heróis de Outrora, Heróis de Agora". A primeira já lá está e é sobre um "herói", como convém. Para adoçar ainda mais o apetite aqui fica uma apresentação da rubrica:

Wuxia é um género literário e cinematográfico que mistura fantasia e artes marciais. Wu significa “marcial” ou “militar” e xia, significa “honrado” ou “herói”. Com uma origem que se perde no tempo, as histórias Wuxia contam as lendas de guerreiros de artes marciais, que com um grande sentido de honra, muito estudo e supressão dos seus próprios sentimentos em nome de um bem superior, conseguem ultrapassar todas as adversidades. Heróis de Outrora, Heróis de Agora é uma retrospectiva cinematográfica de como o século XXI (2000-2010), foi repescar estas estórias milenares e as actualizou aos dias de hoje, sem desprezar os seus antigos valores.


PS: Não se esqueçam de visitar e comentar pois é o vosso feedback, que nos permite melhorar a cada dia que passa.

5 comentários:

  1. Ena ena. Interessante. O Kenshin podia entrar nessa rubrica :D

    ResponderEliminar
  2. Poder podia mas eu, e apesar de gostar muito da série, sou tudo menos perita nesse universo. Queres fazer o jeito ao dedo? :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tava a brincar porque não sei se se enquadra no género wuxia.

    Mas falar do Kenshin é-me relativamente fácil sim :P

    ResponderEliminar
  4. Loot: Sim, wuxia é um termo chinês mas creio que o Kenshin segue um código similar ao bushidô (espero não estar a dizer nenhuma asneira). Ambos se baseiam na honra, no respeito, numa série de regras de conduta em tudo similares. Podes chamar-lhe wuxia anime se preferires. Isto é, se não tiver dito nenhuma asneira.

    ResponderEliminar
  5. Sim na parte de herói assenta como uma luva :)

    estéticamente é que é diferente. Do que conheço de wuxia, os combates são mais pausados e graciosos. No animé isso é substituído por god-like speed :D

    Não sou grande conhecedor :P
    Mas estão ligados estão

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...